Como saber se meu filho é vítima de bullying?

10 de fevereiro de 2020
Tags:
conexaopaiefilho
diadasmaes
educacaoinfantil
maternidade
primeirainfancia
sermaemudatudo

Todo mundo consegue descrever até com certa facilidade uma cena de bullying, seja por ter visto em um filme ou, infelizmente, presencialmente. Dê um lado, a vítima, normalmente uma criança ou adolescente mais tímido, com características marcantes. Do outro, o agressor, aquele valentão que busca mostrar o seu poder para a turma, que configuram os espectadores.

Mas o que diferencia o bullying de “brincadeira de criança?”

O bullying caracteriza-se por um conjunto de atitudes agressivas, repetitivas e intencionais, onde sempre existe a desigualdade de poder.

Pesquisas mostram que vítimas de bullying apresentam 3x mais probabilidades de tentativas de suicídio. 78% das vítimas de bullying queixam-se de ansiedade e 56% delas perdem o sono com frequência.

Num contexto onde a maior parte dos casos de bullying é velado, identificar o quanto antes se seu filho esta sofrendo bullying é fundamental.

Infográfico gentilmente cedido pela Daniela Rocha, especialista em Educação Inclusiva e Bullying Escolar.

A vítima do bullying precisa ser acolhida e é importante ajudá-la a compreender que ela não é culpada pelas agressões.

Inserir a vítima em atividades de lazer é ótimo pois retoma a conexão muitas vezes perdida.

Encorajar a revidar ou qualquer outro tipo de violência não é um caminho pois só reforça o padrão do agressor.

Lembre-se, autoestima e inteligência emocional são habilidades desenvolvidas. Manter um canal de comunicação aberto é fundamental para uma relação sólida entre pais e filhos, em todas as áreas da vida!

Gostou do texto? Deixe seu comentário.

Entre em contato conosco e conheça mais o Maternar360 !

1 - Uncaught Error: Call to undefined function is_product_category() in /home/maternar360/www/wp-content/plugins/embed-google-adwords-codes-on-woocommerce/embed_google_adwords_codes.php:118 Stack trace: #0 /home/maternar360/www/wp-includes/class-wp-hook.php(286): adw_rem_tag_insert('') #1 /home/maternar360/www/wp-includes/class-wp-hook.php(310): WP_Hook->apply_filters('', Array) #2 /home/maternar360/www/wp-includes/plugin.php(465): WP_Hook->do_action(Array) #3 /home/maternar360/www/wp-includes/general-template.php(2761): do_action('wp_footer') #4 /home/maternar360/www/wp-content/themes/maternar/footer.php(31): wp_footer() #5 /home/maternar360/www/wp-includes/template.php(722): require_once('/home/maternar3...') #6 /home/maternar360/www/wp-includes/template.php(671): load_template('/home/maternar3...', true) #7 /home/maternar360/www/wp-includes/general-template.php(76): locate_template(Array, true) #8 /home/maternar360/www/wp-content/themes/maternar/single.php(242): get_footer() #9 /home/maternar360/www/wp-include - /home/maternar360/www/wp-content/plugins/embed-google-adwords-codes-on-woocommerce/embed_google_adwords_codes.php - 118