Dever de Casa: mas já?

2 de maio de 2019
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Nesta edição da Newsletter Maternar360 tivemos a honra de contar com a Karin Vianna, do Mediador do Saber, tirando as principais dúvidas sobre educação das crianças! Todas as dúvidas vieram da enquete realizada no instagram @maternar360. Segue a gente por lá pra contribuir com dúvidas e sugestões pra próxima newsletter!

Maternar 360: Quando seria o momento correto da criança iniciar provas e deveres de casa?

Karin Vianna: Não é possível determinar qual é o momento certo ou não de iniciar as provas formais ou os deveres de casa, dependerá da escola em que a criança frequenta e como essas atividades são apresentadas às crianças.

Os deveres de casa podem ser usados para reforçar conceitos trabalhados em sala de aula ou uma forma de criar hábitos de estudo. Já as avaliações formais exigem uma atenção especial, pois ela é um sinalizador importante após a entrada no Ensino Fundamental. Há inúmeras maneiras de analisar e mensurar os progressos acadêmicos, provas formais é apenas uma delas. Algumas escolas usam relatórios nas séries iniciais e introduzem avaliações formais ao longo do processo escolar, outras iniciam no 1°ano do Ensino Fundamental, dependerá do Projeto Político Pedagógico de cada escola.

Importante a família entender qual é a proposta da escola para estas atividades e reforçar estes valores positivamente em casa para que estes momentos não se tornem estressantes para as crianças e para a família.

Maternar360: Para que serve dever de casa na educação infantil? É mesmo necessário?

Karin Vianna: Geralmente os deveres de casa na Educação Infantil visão cultivar o hábito de estudo e manter com a família uma conexão das possibilidades de ampliar o aprendizado.  Assim como disse anteriormente, como é proposta a atividade é o que irá determinar se é relevante ou não. Ter dever de casa na Educação Infantil sem um objetivo claro entre a família e a escola pode trazer efeitos negativos.

Maternar 360: Qual papel dos pais na hora do dever? O quanto devemos corrigir?

Karin Vianna: Os pais podem ajudar nos deveres de casa levando a criança a reflexão, fazer perguntas para que pense, interaja, dê sua opinião e realize a tarefa. Corrigir apenas para apontar o erro e deixar a tarefa correta não tem sentido, o papel do adulto que acompanha a tarefa é mediar para que a criança posso fazer suas próprias reflexões e conexões, para avançar no aprendizado. O dever deve ter um sentido mais amplo do que simplesmente cumprir uma tarefa.

Maternar360:  Dicas para lidar com os extremos: filho perfeccionista que acha que o dever nunca está bom e filho relaxado que faz de qualquer jeito para terminar logo.

Karin Vianna: Filhos perfeccionista: estipular o tempo para execução da tarefa, para algumas crianças os deveres de casa são muito prazerosos, gostam do universo escolar como desenhar, pintar, recortar e escrever. Disponibilize materiais que a criança possa brincar de “escolinha” e proponha criar uma outra atividade que possa compartilhar com a professora e os amigos da escola, assim não priva o prazer e a habilidade de lidar com o universo acadêmico e delimita o tempo de execução.

Para os que querem terminar logo: organize uma lista com a criança dos itens que não podem deixar de serem cumpridos no dever, é importante discutir com a criança o que é “capricho”, o que é “relaxo”, muitas vezes eles não entendem, por exemplo, porque é importante pintar o desenho, ou colorir algum espaço, elas precisam encontrar sentido para a tarefa. Nem sempre o que faz sentido para o adulto é importante para a criança.

Maternar360: Uma mensagem especial da Karin para papais e mamães

Karin Vianna: A família durante a primeira infância determinará os valores que o indivíduo levará para vida toda, por isso é muito importante entender o funcionamento dos deveres de casa e das avaliações na escola que seu filho frequenta. Aquilo que você acredita e preza não pode estar em choque com o que a escola exige, pois os momentos de elo entre a família e a escola estarão em crise constante e isso só deixa a criança insegura e a família estressada.

Ouça seu filho durante qualquer atividade solicitada pela escola, as crianças tendem a seguir à risca a orientação da professora, mesmo achando que não tem sentido precisamos ouvir o que a criança tem a dizer sobre a tarefa, dividir com ela a responsabilidade da execução, dar a chance de fazer errado e retomar se for preciso.

O melhor caminho quando há dúvidas nos deveres de casa e nas provas é ouvir primeiro a criança, o que ela entendeu e o que está sentindo e depois compartilhar com a escola suas observações. Lembre-se, este é um processo individual da criança e da família, deve ser sempre compartilhado primeiramente com a escola/ professor.

É importante aproveitar naturalmente os momentos deste elo, família e a escola, através dos deveres, provas, reuniões ou encontros, pois fortalecendo este início da escolarização estaremos cultivando um indivíduo que terá autonomia para executar suas tarefas e prazer em aprender o que quiser.

Karin Rodrigues Vianna

        Graduada em pedagogia com especialização em Alfabetização e Letramento atua na área da educação desde 1990. Lecionou na Educação Infantil, Ensino Fundamental I e atuou na Coordenação Pedagógica.

Atualmente trabalha com treinamento, assessoria pedagógica e coaching parental.  Membro da Blair Singer Training Academy.

Pra entrar em contato com a Karin acesse a página Mediador do Saber.

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