Eu posso mais!

16 de maio de 2019
Tags:
conexaopaiefilho
diadasmaes
educacaoinfantil
maternidade
primeirainfancia
sermaemudatudo

Como ajudar a desenvolver o maravilhoso cérebro da criança.

É bem possível que você já tenha ouvido falar que colo estraga. Por incrível que pareça, houve um tempo em que o “manual de pais” indicava não beijar ou abraçar a criança em excesso, talvez um beijinho de boa noite na testa, na hora de dormir.

Ainda bem que as coisas mudaram!!! E como mudaram!!!

A evolução da ciência e mais de 20 anos de pesquisas dedicados a entender o funcionamento do cérebro das crianças comprova que o afeto, o vínculo e o brincar moldam a arquitetura cerebral da criança, especialmente em seus primeiros anos de vida. E o que isso significa? Que toda experiência conta! E que nós, como pais, podemos fazer muito mais pra ajudar nossos filhos crescerem mais felizes, autoconfiantes e emocionalmente saudáveis!

Mas, na prática, o que é ter um cérebro saudável?

É ter um cérebro moldado de forma que funcione melhor na resolução de problemas, nas habilidades de se comunicar, no controle de emoções e na construção de relações. Ou seja, um cérebro saudável está muito mais preparado para conviver em sociedade e enfrentar os desafios e frustrações da vida.

E o que isso muda para nós, como pais, na missão de cuidar de nossos filhos? Muda a nossa forma de encarar a parentalidade. Nossos cuidados devem ir além de levar ao pediatra, dar vacinas, incentivar a alimentação saudável. Somos também responsáveis por respeitar a individualidade da criança, olhar as suas necessidades emocionais e estar presente para elas.

Muda a forma como encaramos a relação pai e filho: passamos a ser parceiros, falamos e damos tempo pra criança responder (mesmo bebês, que respondem com sons e caretinhas), vivenciamos juntos as frustrações e desafios do dia a dia (não ter tudo o que quer, montar um quebra-cabeça, equilibrar blocos de brincar). Nós estamos lá para suportar nossos filhos em todos os momentos, sem dar a resposta, mas apoiando para que encontrem o próprio caminho.

Nós somos a pessoa mais importante ajudando nossos filhos a desenvolverem um cérebro saudável!

Esse texto foi inspirado no vídeo da ong Zero to Three. O vídeo está em inglês mas você pode ver na íntegra clicando na imagem acima!

Gostou do texto? Deixe seu comentário.

Entre em contato conosco e conheça mais o Maternar360 !

1 - Uncaught Error: Call to undefined function is_product_category() in /home/maternar360/www/wp-content/plugins/embed-google-adwords-codes-on-woocommerce/embed_google_adwords_codes.php:118 Stack trace: #0 /home/maternar360/www/wp-includes/class-wp-hook.php(286): adw_rem_tag_insert('') #1 /home/maternar360/www/wp-includes/class-wp-hook.php(310): WP_Hook->apply_filters('', Array) #2 /home/maternar360/www/wp-includes/plugin.php(465): WP_Hook->do_action(Array) #3 /home/maternar360/www/wp-includes/general-template.php(2761): do_action('wp_footer') #4 /home/maternar360/www/wp-content/themes/maternar/footer.php(31): wp_footer() #5 /home/maternar360/www/wp-includes/template.php(722): require_once('/home/maternar3...') #6 /home/maternar360/www/wp-includes/template.php(671): load_template('/home/maternar3...', true) #7 /home/maternar360/www/wp-includes/general-template.php(76): locate_template(Array, true) #8 /home/maternar360/www/wp-content/themes/maternar/single.php(242): get_footer() #9 /home/maternar360/www/wp-include - /home/maternar360/www/wp-content/plugins/embed-google-adwords-codes-on-woocommerce/embed_google_adwords_codes.php - 118